Sobre as bolsas para mulheres negras...
 
É inegável que
esta área, de autoconhecimento e terapias holísticas é majoritariamente preenchida por brancos. E há muito tempo que isso me incomoda. E participei desta constituição por tanto tempo por insegurança...por acreditar que não tinha ainda uma posição consolidada o suficiente para discutir sobre pautas que não se referiam diretamente ao meu trabalho, por receio de confundir quem me acompanha e um pouco também pela ignorância sobre a gravidade desta situação (o olhar míope da branquitude, agora entendo melhor). 

Hoje entendo que não existem assuntos que não estejam ligados ao meu trabalho. Se meus principais valores não estão inseridos na minha comunicação, então algo precisa melhorar. E sempre é tempo de mudar.

Então, falando especialmente sobre este assunto, me comprometo a fazer o que estiver ao meu alcance (ou seja, viável financeiramente e em tempo) para diminuir esta desigualdade no acesso aos ensinamentos e às terapias às quais eu tive acesso e me especializei.

A nível prático, a partir de agora, e por tempo indeterminado, ofereço uma vaga para uma mulher negra para cada mulher branca que se inscrever em um curso ou programa online meu. Caso você seja uma mulher negra e queira fazer o pagamento da sua inscrição, então automaticamente, outras duas bolsas serão abertas, já que a sua não foi utilizada por você.

Faço isso de um lugar de compreensão de que tive muito mais privilégios que a maioria das mulheres negras. Entendendo que estes privilégios vão muito além dos financeiros, já que não tive que lidar com nenhuma exclusão ou preconceito por conta da cor da minha pele, honro cada mulher preta que chegar. E agradeço pela confiança para adentrarem a estes espaços, fazendo com que ele se torne mais heterogêneo e, com isso, com um espaço muito mais rico de trocas entre nós mulheres.

Ainda estou aprendendo, possivelmente vou falhar na tentativa de acertar, mas me comprometo a fazer o meu melhor e a estudar o que me cabe, não terceirizando esta função. Mas agradeço pela tolerância e pelo diálogo, para que possamos crescer juntas por aqui.

Agradeço pela oportunidade de podermos fazer juntas esta transição.

No caso do Programa Reconecta, a regra vale para todas as inscrições do plano trimestral ou semestral. Isso se faz necessário para poder garantir o acesso a pelo menos três meses de programa para as contempladas com as bolsas. 

Se você quer adquirir o Programa Reconecta, clique aqui

Se você é uma mulher negra e quer se candidatar a uma bolsa, clique aqui.
Elas serão liberadas e informadas às contempladas na medida em que as pessoas forem se inscrevendo.